quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vende-se Imóvel corajoso para relação séria

Se há um benefício a tirar da crise, eu diria que é o desenvolvimento de competências. A crise é global, mas é tratada localmente. Não venham com tangas de concertação, resposta conjunta, políticas comuns dos Estados etc. Basicamente cada um responde à sua maneira e como pode. E aqui Portugal ganha vantagem! Conseguimos desenrascar qualquer coisa que seja, a qualquer hora e em qualquer lugar. E ainda funciona melhor se houver um prazo para cumprir. Para que toda a gente soubesse quem somos, proponho que todos os portugueses fossem baptizados com o mesmo nome de “família”: João da Silva Macgyver; Isabel Dias dos Santos Macgyver; Maria do Céu Macgyver; José de Sócrates Macgyver. Safamos-nos sempre. Dá-nos pica.

Vejamos o Imobiliário. O mercado estagnou. Aliás já ouvi quem defendesse que o mercado regrediu, o que também me parece que faz sentido. Quando estagna é porque não se vendem casas, quando regride, significa que as que não se vendem, são assaltadas. Parece-me óbvio.

Com o mercado em queda livre, o que se faz na Europa? Baixa-se o preço. O que se faz em Portugal? Dá-se um toque nos anúncios de vendas de apartamentos: Simpático T3 com muita personalidade. Descascado até ao osso. Óptimo para remodelar. Ou então: Carismático T5 na Avenida de Roma, com varanda arrojada. Venha ver. Não vai acreditar. Ou ainda: T1 + 1. Venha visitar pois na verdade é um T2 pois o outro quarto também tem janela.

Brilhantes estratégias de Marketing. Uma humanização de algo que não tem coração, mas que assim só apetece comprar, embrulhar e tratar. Tadinhos. Só um ser frio e racional fica indiferente e resiste à compra por impulso. Afinal estão ali imóveis à espera de um novo dono. Imóveis que sentem, são simpáticos, riem e choram.

São estratégias como estas que podem dar a volta ao país. Esta lição de humanização dos Imóveis pode ser adaptada para outros sectores. A Política por exemplo. Também está em crise. Porque não colocar anúncios para vender Políticos. Ninguém compra? E se for assim: Vende-se Sócrates espaçoso, muito simpático durante o dia, com excelente insonorização. Aqui não vai ouvir nada. Ou então: vende-se Manuela Ferreira Leite, bom estado geral, edifício de placa, sem elevador, a precisar de obras para se tornar mais comunicativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário