quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Mundo à Fragata


Percebo muito pouco de cinema, mas o suficiente para saber que adoro. Para mim, ver um bom filme é fazer uma viagem por muito pouco dinheiro. Gosto acima de tudo ser surpreendido pela história. Nunca leio argumentos, nem críticas antes de ver os filmes, e quanto menos souber do que trata, melhor.

Já me aconteceu, sentar-me na sala de cinema à espera de ver uma comédia, e sair de lá a chorar. Ou entrar a pensar ver o Shrek III, e ser surpreendido, pelo Xereca III, no cinema Nimas, que é igualmente uma animação...

Isto a propósito, do filme Contraluz – Backlight. Sem dúvida, o melhor filme português de sempre. Não estou a exagerar. Marca uma nova Era do cinema em Portugal. Digamos que o filme já cheira a Hollywood. Um boa banda sonora, uma boa fotografia, um bom argumento, uma boa direcção de actores, uma boa montagem, uma boa Evelina Pereira, que apenas peca por nunca sair de dentro do camião.... sempre sentada ao volante, acaba por mostrar apenas metade do seu talento... enfim, não há filmes perfeitos...

O apelo sério do Salsicha é o seguinte: vão ao cinema fazer uma viagem low-cost ao Mundo do Fernando Fragata, que escreve, produz e realiza este Backlight. Parabéns!

2 comentários:

  1. Estive tentado a ir vê-lo mas optei pela "Origem". Como não sou daqueles que acham que tudo o que é nacional não presta, este vai ser o próximo!

    ResponderEliminar
  2. Claro que a Origem é "other level"... muito muito bom!

    ResponderEliminar