quinta-feira, 23 de julho de 2009

Afinal somos Grandes

Portugal é daqueles países mal julgados. Os europeus acham-nos porcos, os americanos julgam-nos africanos, os africanos consideram-nos uma tribo Sarakolé, e os asiáticos não sabem do que estou a falar. Mas a verdade é que valemos muito mais.

Maria Zilda Ribeiro é natural de Sousa, concelho de Vagos, e sem esta mulher, o Homem poderia não ter chegado à Lua, com a bandeira bem cosida. Foi há 40 anos, mas ainda hoje não se avistam buracos no pano, e olhem que na Lua faz um vento do caraças. Ainda ontem choveu a potes e inundou parte da sua zona histórica.

Gabriel de Abreu, filho de madeirenses, criou o logótipo do Mundial África do Sul 2010. Um símbolo que irá perdurar para além do Campeonato do Mundo de Futebol, e correr os “quatro cantos do Globo” (esta expressão parece do Gabriel Alves). E mais uma vez, um português! Ok. Um luso descendente. E dizem vocês: “Ele nem português sabe falar...”. Mas o pai fala madeirense... não chega para ser considerado português?!!

Gestrudes da Silva Dias, transmontana, empregada doméstica de Michael Jackson durante os últimos 23 anos. Foi a última pessoa a dialogar com o Rei da Pop, em vida: “Ó xenhor Mikael, tome lá este comprimidinho que fui buscar ali à Farmácia. É mais forte que os outros mas bai ber que se bai sentir melhor, menino”.

Bo, cão de água português, habita a Casa Branca fazendo parte da família Obama. Ladra, corre, arrota, coça os tintins em público, e cospe para o chão. Agora não me venham dizer que não é mesmo português! E a pergunta que se impõe:

Existe mais alguém à face da Terra, a quem o Presidente dos EUA limpe o cocó? Só um Português! Somos Grandes, porra!

4 comentários:

  1. ADORO! Cada vez tenho mais orgulho no que é nacional

    ResponderEliminar
  2. Iá. Somos grandes figurantes num mundo que adora actores principais. Pena que dos figurantes pouco reze a história.
    Ah, mas espera! Temos os achamentos (que no meu tempo se chamavam descobrimentos). Aí seremos sempre os maiores dos "quatro cantos do globo"!

    ResponderEliminar
  3. Não li com atenção o escrito nesta rubrica, mas a tomar por base tudo o resto, será certamente algo com muita piada e inteligência. O que me leva a escrever é a foto deste borracho que até no papel de Frida Kahlo é de deitar água da boca!

    ResponderEliminar
  4. lol
    Nunca tinha visto por este ponto de vista... Mas sendo assim, não somos grandes... Somos ENORMES!!! :)
    bjs

    ResponderEliminar